11/01/2016

Saint Seiya - Soul of Gold (Cavaleiros do Zodíaco - Almas de Ouro)

Ohayo!
Já que é um anime, porque não nos utilizarmos do japonês hoje?
 Quando eu comecei a assistir esse anime eu me senti uma criança de novo, mas também uma verdadeira retardada, até porque morder bichinhos de pelúcia, dar gritinhos e começar a rir do nada (além de falar com as paredes) não é uma coisa exatamente normal.
Quem me conhece de longa data sabe que eu sempre amei Cavaleiros do Zodíaco (houve uma época obscura da minha vida que eu não sei o que deu, mas meu cérebro meio que apagou tudo e eu tive que ir relembrando nesses últimos anos, uma dessas coisas foi meu amor aos Santos de Athena) e quando eu fiquei sabendo desse anime, sendo spin-off ou não, eu só faltei surta!
Eu pulei, gritei, chorei, dei uma loka basicamente.
Mas, enfim, eu jurei pra mim mesma que eu ia acompanhar religiosamente e eu o fiz!
E agora, cá estou eu, trazendo o meu amor e minha crítica para todos vocês.



No submundo, no ápice da batalha contra Hades, os 12 Cavaleiros de Ouro destroem o Muro das Lamentações sacrificando suas vidas a fim de conquistar um grande avanço para Seiya e os outros!
Porém, os supostamente aniquilados Cavaleiros de Ouro ressurgem na bela superfície de um mundo resplandecente!
Como puderam eles renascer?
Por trás desse grande mistério, Aiolia se envolve em batalhas.
Quando seu Cosmo atinge o extremo, ocorre uma mutação na armadura do Leão!
2015, ano que o Cosmo do Ouro revive finalmente!

Imagina que meu coração parou e voltou a bater igual um louco quando terminei de ler essa sinopse pela primeira vez. Nossa! E o frio na barriga? E os arrepio? Gente...
Na verdade, até hoje eu sinto uns arrepios.

Minha opinião quanto esse anime é meio suspeita, mas tentarei ser o mais pé no chão possível.
É mais um anime saudosista do que bom de fato, porque os fãs mais puristas devem ter enlouquecido com o Eclipse de Hades que durou dias, sendo que na Saga Hades é dito que ele dura algumas horas, no máximo um dia.
Foi um anime feito também, na minha opinião, para consertar umas besteiras que andaram fazendo por ai, alguns erros do próprio Kurumada.
As pessoas mais bem informadas já devem tá sabendo da redenção do Aldebaran (primeira vez que tive orgulho de ser brasileira), Máscara da Morte (brutos também amam) e Afrodite (enganar um deus é lindo, agora enganar o deus da trapaça é outro nível).
A história ficou bambeando um pouquinho, teve hora que doeu, doeu muito (CAMUS F**** D* P***!!!), mas a alegria de ver os Cavaleiros de Ouro outra vez era tanta, mas tanta que por hora você relevava.
No entanto, quando o episódio acabava e a alegria passava, um ódio estranho, uma agonia, um desespero tão grande te tomava de um jeito que só de ouvir falar você caia duro!
Mas mesmo assim você ficava, esperava as duas semanas passarem e ia lá no Daisuke, meio-dia em ponto, e assistia agarrado ao seu Shaka ou Saga de pelúcia, ainda mais quando esses dois apareciam (sim, Sagetes e Shaketes, é com vocês que eu tô falando).
E antes que eu me esqueça!
O anime nos mostrou quem são os Cavaleiros de Ouro mais fortes, os dois tiraram sangue do fidemãe do Andreas, e nenhum deles era o Shaka (meu signo). Pra mim fez todo sentido do mundo e tinha toda a razão, afinal esses dois Cavaleiros eram os mais velhos, com mais treinamento e foram indicados como Patriarcas, pouca coisa nunca foram!
A animação ficou muito boa, foi muito bem trabalhada, só teve um episódio que foi mais-ou-menos, mas acho que foi por falta de verba. Imagino que o Blu-Ray vá ser mil vezes melhor.
E as cenas de ação, de luta, de tudo mais, foram muita bem coreografadas na minha opinião. Você não apenas via os poderes dos Cavaleiros, você também via que todos eram muito bons em combate corpo-a-corpo.
E esse anime também me deixou muito feliz porque pudemos ver outro lado dos dourados, não apenas o lado "OHHHH" como é de costume, fomos capazes de ver todos de uma forma mais humana (por exemplo, o episódio em que o Shaka sai na mão com um Guerreiro Deus).
Não é o melhor anime do mundo, apesar de meu amor de fã dizer que é, ele não é o melhor anime do mundo. É muito bom para matar a saudade, pra fazer a esperança do cosmo dourado renascer em você, mas como todo bom Cavaleiros do Zodíaco tem seus furos.
Ah! E as músicas são divinas!
Eu chorava todo o encerramento e nem era o último episódio (gente, eu sou muito mole).


Os personagens já são bem conhecidos do público geral, mas não custa nada falar um pouquinho sobre eles.

Aiolia de Leão -  É o herói da vez, seus punhos atingem a velocidade da luz, é irmão de Aiolos e mesmo tendo um enorme senso de justiça é enganado com uma facilidade estranha.
Aiolos de Sagitário - É o irmão mais velho de Aiolia e foi considerado um traidor por tentar matar Atena, mas na verdade é um cavaleiro exemplar e muito forte (chegando ao ponto de ser indicado como Patriarca), seu único defeito é a sua alergia à vida.
Mu de Áries - É o único capaz de restaurar armaduras e seu grande entendedor, sua técnica mais famosa é mais quebradiça que taça de vinho, tem grande admiração por Dohko e Shion, seu mestre, e não pode ver uma criança sozinha que quer adotar.
Milo de Escorpião - Espontâneo e dono de um forte espírito de justiça, tem muito orgulho por ser um Cavaleiro de Ouro, entretanto o cara não fecha a boca e é o BFF de Camus.
Aldebaran de Touro - Possui físico admirável e concentra os golpes com os punhos, conhecido carinhosamente como Kuririn de CDZ, deu muito orgulho aos brasileiros.
Camus de Aquário - Por trás de sua aparente frieza, esconde um bom coração, sendo aclamado como "Mago da Água e do Gelo" se mostrou um verdadeiro traíra (#MiloXatiado).
Shaka de Virgem - É o mais sensato entre os Cavaleiros, não se abala com qualquer coisa e avalia tudo com muita calma, mantém os olhos fechados para elevar seu cosmo e quando os abre (é porque a coisa ficou séria) pode bloquear todos os sentidos do oponente.
Shura de Capricórnio - É o mais fiel à deusa, fazendo tudo pela mesma, até mesmo sustentar uma traição; um homem muito justo e decidido, jurou ajudar Aiolia como uma forma de se redimir pelo crime contra a vida de Aiolos.
Máscara da Morte de Câncer - Para ele a definição da justiça muda com o passar do tempo e talvez o seu modo de viver é o mais humano dentre os Cavaleiros, se faz de durão, mas no fundo é um cara relativamente sensível.
Afrodite de Peixes - É o mais belo dos guerreiros de Atena, se equiparando à suas rosas, e acredita fielmente que "a força é a justiça", apesar de tal lema, se preocupa muito com a paz.
Dohko de Libra - Um dos sobreviventes da última Guerra Santa, é chamado respeitosamente por todos de "Velho Mestre", mas não pode se enganar só por ser baixinho, esse homem tem uma força e vivacidade única.
Saga de Gêmeos - Possui duas personalidades, uma do bem e outra do mal, e mesmo entre os companheiros é o mais poderoso, podendo destruir uma galáxia inteira; alvo de muitas tirinhas e brincadeiras de fãs, ouso dizer que é o mais amado dos personagem.

Soul of Gold não tem mangá próprio e muito menos está no mangá clássico, sua história se passa em Asgard (que por si só já é um spin-off) e sua linha temporal é um tanto confusa.
O anime é bem curtinho, tem 13 episódios, dá pra assisti-lo inteiro em apenas um dia, e foi exibido de abril à setembro de 2015. Foi exibido pelo Daisuke em todos os países com exceção da China, França (nos países de língua francesa também) e Japão (onde passava na TV mesmo).
 
 
 
O que dizer de Saint Seiya - Soul of Gold?!
Assista.
Mas assista para entender, pra se divertir, pode não ser a melhor coisa do mundo, mas assista. Como fã, aquela que desce do salto quando tem que descer, eu digo para assistirem para se divertirem, passarem o tempo, e quem sabe não querer buscar mais.
Meu amor começou numa tarde de chuva sem nada para fazer, porque o de vocês não pode começar com uma indicação?
Eu aprendi muita coisa com Cavaleiros do Zodíaco e me diverti muito no processo.
Obrigado Cavaleiros! Obrigado por representarem e honrarem nossos signos mais uma vez!
Obrigado pelos momentos de alegria e emoção! Obrigado por trazer de volta e manter vivo o legado de Saint Seiya! A chama da esperança sempre ficará acesa em nossos corações!
Apesar de ter tido 12 motivos pra chorar, tentarei me lembrar que lendas nunca morrem.

Créditos de Imagem: Manitroll.
Anime Saint Seiya - Soul of Gold: todos os episódios, clique aqui.


Espero que todos tenham gostado e, antes que eu me esqueça:
Vocês já sentiram o Cosmo? 
Até a próxima. Bjs.