07/05/2014

Animes e Mangás da Tia L - Fullmetal Alchemist


Yo Minna!

Esse anime conseguiu um espacinho no meu coração e já vou dizer o porquê.
O anime possui duas versões, sendo, na minha opinião, a segunda versão a melhor. A segunda versão se chama Fullmetal Alchemist - Brotherhood, e é dela que eu vou falar, pois segue o mangá e é muito, muito melhor :)
Fullmetal Alchemist - Brotherhood, traduzindo ao pé da letra para o nosso amado Português seria: Alquimista do Puro Aço - Irmandade.


FMA(como é popularmente resumido) é anime, mangá e filme.

A história de FMA é muito boa!! Além de ser linda a sua própria maneira, a cenas de ação me fizeram vibrar. Os personagens, na minha opinião, são o ponto alto do anime, eles são muito humanizados, tipo, eles são FOD*, mas eles tem um lado humano, tem suas vulnerabilidades, eles tem seus problemas e incertezas, o que me deixou muito admirada, pois, mesmo os personagens mais superficiais, tinham algo de profundo, algo que mostrava que ele não era apenas um coadjuvante.


Quando eu assisti FMA, ou melhor, o que me fez assisti-lo, não foram recomendações nem nada, eu simplesmente estava procurando um anime novo para assistir e sua sinopse me chamou a atenção:
    Depois de perderem sua mãe, Alphonse(Al) e Edward(Ed) Elric tentam trazê-la de volta usando uma técnica de alquimia proibida. Contudo, o princípio básico da alquimia é a 'troca equivalente', e tentar ressuscitar alguém tem um preço muito alto. Ed perde sua perna, e Al perde seu corpo. Ed consegue selar a alma de Al dentro de uma grande armadura metálica, dando em troca seu braço. Anos depois, Ed (com dois membros de metal) e Al (ainda preso na armadura) deixam a sua cidade natal. Ed, que possui um talento nato para a alquimia, se torna um alquimista com certificado nacional, e logo passa a ser chamado de 'Fullmetal Alchemist'. Mas o verdadeiro objetivo dos irmãos é encontrar a pedra filosofal, na esperança de recuperarem os seus corpos originais. Logo eles descobrem que essa mística pedra, que pode nem existir, é visada não só por eles, mas como muitas outras pessoas também.
Nisso, eu já fiquei de sobrancelha erguida, então eu assisti o anime sem pestanejar, esperar ou pensar duas vezes (OBS. Eram 2h da manhã quando eu comecei a assistir XD).


O anime possui muitos(muitos mesmo!) personagens e todos são muito Dahoras, mas eu só vou falar dos dois principais e do Vilão, os demais só vou listar, porque mesmo os principais, é gente pra dedéu!

Edward Elric - É um Alquimista Federal desde os 12 anos, tendo como alcunha(devido suas próteses) o nome Alquimista de Aço. Um talento nato que tem como objetivo encontrar a Pedra Filosofal para recuperar as partes que faltam de seu corpo e o corpo do irmão caçula Alphonse.
Alphonse Elric -Irmão mais novo de Edward. Teve sua alma fixada em uma armadura e por isso é sempre confundido com o Alquimista de Aço, seu irmão mais velho. Com um coração muito generoso, é a pessoa que melhor entende o que se passa na cabeça de Edward.
Pai - Sem brincadeira esse é o nome dele, o outro nome é Pequeno Homem no Frasco, mas isso é irrelevante no momento. Foi ele quem criou os outros 7 Homúnculus (que seriam seres humanos criados pela alquimia) - Envy(Inveja), Greed(Ganancia), Lust(Luxúria), Gluttony(Gula), Pride(Orgulho), Sloth(Preguiça) e Wrath(Ira) -, e também é ele o responsável pelos eventos que acontecem no alto escalão de Amestris (o país fictício de um mundo fictício em que tudo se passa e que seria equivalente a nossa Alemanha da década de 30-40, pelo menos é o que eu acho). Seu principal objetivo é obter a Pedra Filosofal e assim se tornar o bam-bam das paradas.

Agora imagina ter que falar de todos os demais personagens, que são (em ordem alfabética):
Alex Louis Armstrong - Barry - Basque Grand - Buccaneer - Denny Brosh - Envy (Inveja) - Fu - Gluttony (Gula) - Greed (Ganância) - Heymans Breda - Hohenheim - Izumi Curtis - Jean Havoc - Kain Fuery - Lan Fan - Ling Yao - Lust (Luxúria) - Lyla - Maes Hughes - Maria Ross - May Chang - Milles - Olivier Mira Armstrong - Pinako Rockbell - Pride (Orgulho) - Fuhrer King Bradley(Wrath) - Riza Hawkeye - Rose - Roy Mustang - Scar(e não é do Rei Leão) - Sloth (Preguiça) - Tim Marcoh - Trisha Elric - Vato Fallman - Winry Rockbell - Wrath (Ira) - Yoki.

O mangá foi publicado de 2001 à 2010 e já veio pro Brasil =D Até hoje é um dos mangás mais vendidos. 
A primeira versão do anime (que é uma merda) foi feito e exibida entre 2003 e 2004 e não veio para o Brasil, graças as forças que regem o nosso universo (foi tão ruim que veio pro Brasil, mas foi cancelado).
A segunda versão do anime (essa sim é boa =D) foi feita e exibida entre 2009 e 2010 e foi exibida no Brasil nos horários nobres das crianças, graças as forças que regem o nosso universo :) .
E teve dois filmes, o Conqueror of Shamballa(que é uma droga, pois é inspirado na primeira versão do anime) e o The Sacred Star of Milos(que, pra mim, deixou um pouca a desejar, mas é legal), feitos, respectivamente, em 2005 e 2011.
FMA, você encontra em qualquer lugar, até na TV, pois eu assisti o filme de 2011 na TV.

Não posso dar spoiler, porque é muito feio. Mas posso dizer o que o anime me passou.
FMA tem aberturas muito show, a minha favorita é Hologram, e encerramentos também, o meu favorito é Uso (que eu acho muito fofa ^.^). A história é muita boa, não deixa nenhuma pontinha solta e o mais legal, FMA faz uma critica social e você nem se toca, você só percebe lá pro fim do anime. Sempre vai ter um personagem que vai te catar o coração de jeito, no meu caso foram dois, o Greed e o Alphonse ^.^

E a mensagem que FMA quis passar, e que o personagem Edward Elric chegou a falar no final do anime, no último episódio, tocou meu coração, foi uma mensagem muito bonita, eu quase chorei (sou virginiana, ser sentimental é normal e eu não tenho vergonha de dizer), quase, eu não chorei, mas eu quase chorei.
 

O que aprendemos com Fullmetal Alchemist?!
Não se pode aprender nada de uma lição que não venha acompanhada da dor, já que não se pode conseguir nada sem um sacrifício, mas quando se aguenta essa dor e a supera, as pessoas conseguem um coração forte que não perde pra nada: um coração forte como o aço.
  

Agora é sério, se gostou, tá aqui um site pra você ver o anime em japonês: Anitube.
Infelizmente não tem versão em português, na verdade até tem, mas tá tudo dividido em partes e tá muito misturado, não dá nem pra saber onde termina e onde começa.

Créditos de Imagem(se não me engano): Zerochan e Deviantart.
Bjs.