28/01/2014

Clássicos VS Atuais Disney

Olá Nerd's ^---^
Hoje tive um surto de criatividade. Estava no blog Disney Cast (que vocês podem ver na lista de blogs) ouvindo as musicas, entre elas estavam as musicas do filme Frozen. Parei para pensar um pouco e continuei ouvindo as musicas apresentadas no blog. Infelizmente cheguei a conclusão de que as musicas dos atuais filmes da Disney não possuem um significado especial, que eu estava acostumada a ver nos filmes que assistia quando criança. Resolvi fazer um post de comparação. Peguei 3 filmes clássicos e 3 filmes atuais.
Os 3 filmes clássicos são: Pocahontas, O Corcunda de Notre Dame e Mulan. Escolhi esses filmes, pois eles foram responsáveis por definir minha personalidade, sem falar que são filme lindos, emocionantes e com personagens muito marcantes. Os 3 filmes atuais são: Enrolados, Valente e Frozen. Escolhi esses filmes, pois, são os mais atuais, são bem bonitinhos, porém não possuem um significado ou mesmo uma mensagem bonita para as crianças, apenas mostram as personagens femininas procurando liberdade ou aventura, bem diferente das personagens dos filmes clássicos, que buscam a paz para seus povos.

http://4.bp.blogspot.com/-BhejWKK-c68/UuW2VZwkjOI/AAAAAAAAUWo/C83NNu7nHNQ/s1600/Enrolados+VS+Pocahontas.png
Minha primeira comparação é dos filmes Enrolados e Pocahontas. Bom, não é bem uma comparação, pois a escolha dos filmes foi pela data. Pocahontas é o filme mais velho da lista dos clássicos e Enrolados é o mais velho da lista dos atuais. Na verdade eu apenas quero contar a história de cada um dos filmes.
Em Enrolados temos a história da Rapunzel, um conto reformulado pela Disney. Rapunzel passa por sua grande aventura por causa das luzes flutuantes que ela via em seu aniversário, e recebe a ajuda do ladrão Flynn, que só a ajuda para conseguir sua coroa de volta. E ao longo da história os dois se apaixonam, se separam e voltam a ficar juntos novamente, e por fim, Rapunzel reencontra sua família (bem clássico!).
As musicas apresentadas em Enrolados são fofas, porém não apresentam um significa maior do que o simples fato da garota estar cansada da prisão e quer ser livre (o mesmo acontece em Valente e em Frozen, seria isso uma coincidência??). Não que a história seja fraca, ela é bonitinha, só não apresenta uma história significativa para as nossas vidas, e apenas um filme para se divertir e levar a criançada ao cinema... O mesmo não acontece em Pocahontas, que como o próprio nome diz, a história é da Pocahontas, uma linda índia norte-americana residente do chamado Novo Mundo, que se vê obrigada a casar-se com Kocoum, um bravo guerreiro, porém, muito sério para a personalidade espirituosa da personagem. Também temos o Capitão John Smith que juntamente com o Governador Ratcliffe e a tripulação vão em busca do Novo Mundo, atrás do suposto ouro dos nativos americanos (que é claro, não existe!). É claro, assim como todo conto da Disney, esse filme também tem uma casal, a Pocahontas e o John bonitão Smith, os dois se apaixonam mesmo contra as ordens do chefe Powhatan (papai da Pocahontas). O que chama mais a atenção nesse filme, além do envolvimento do casal, é o preconceito demonstrados por ambas as partes, tanto os ingleses quanto os nativos demonstram um ódio profundo pelo mundo um do outro. Mas John e Pocahontas mostram aos seus povos que existe igualdade entre eles e que nenhuma guerra é necessária, assim, ambos os povos conseguem respeitar o mundo um do outro. É uma mensagem grandiosa! As músicas apresentadas no filme vazem total sentido na história, não servem apenas para divertimento.

http://1.bp.blogspot.com/-peJQDMt127w/UuW2XPd8dCI/AAAAAAAAUWw/-nqV2sT2Lww/s1600/Valente+VS+Corconda+de+ND.png
Nossa próxima não comparação é dos filmes Valente e O Corcunda de Notre Dame. Valente é de 2012, enquanto O Corcunda de Notre Dame é de 1996 (ano em que eu nasci kkk). No filme Valente temos como protagonista a princesa Merida (cuja foto está no meu perfil), uma princesa que vai contra as regras do reino. Ela é a única princesa que não possui um príncipe. Isso até foi uma mensagem positiva, mas Merida acaba transformando sua mãe em um urso, e isso só piora as coisas. O filme é bem bonitinho, porém, bem surreal. Não temos um vilão nesse filme, a história é somente a busca de Merida pela "cura" da mãe. O filme não apresenta muitas musicas, mas estas tem o mesmo significado do filme Enrolados, sempre a mesma busca por liberdade! E não vamos deixar de fora que a culpa de tudo é da própria princesa né! Ela foi egoísta em suas escolha, condenou todo o reino, mas teve um final feliz, como todos os contos da Disney. Em O Corcunda de Notre Dame temos como protagonista o corcunda Quasimodo, que fora criado em uma Catedral, sob a proteção do ministro da justiça Frollo (mesmo homem que matou a mãe do Quasimodo). Quasimodo é responsável pelos sinos da Catedral. Ele vive na companhia de três gárgulas (que somente ele vê). No Festival dos Tolos, o personagem é torturado por sua aparência e apenas a cigana Esmeralda o defende, assim, ele nutre uma paixonite por ela. Esmeralda é uma personagem muito forte na animação, ela é uma cigana que luta pelos direitos do seu povo, e assim é odiada por Frollo (ou seria amada? Afinal, ele é um doente mental). A mensagem principal da animação é o preconceito que Frollo e a população de paris nutre por pessoas que são diferentes delas, Frollo acusa Quasimodo de ser um monstro, mas ao final acabamos descobrindo quem era o verdadeiro monstro! Quasimodo tem um final feliz, não é junto de sua amada Esmeralda, mas acaba sendo aceito pela população, pelo herói que se tornou. Vão me dizer que não é uma mensagem linda?? É maravilhosa! Assim como as musicas apresentadas na animação. Uma de minhas favoritas é a "Salve os proscritos" cantada por Esmeralda. Sei que não se pode comparar Valente com O Corcunda de Notre Dame, são filmes diferente, com história e personagens diferentes, mas acho que falta muita coisa nos filmes atuais, a mensagem não é a mesma, pelo menos eu sinto. 

http://3.bp.blogspot.com/-dxTLV68n-R4/UuW2YciQ6ZI/AAAAAAAAUW4/7APq3VTlJDI/s1600/Frozen+VS+Mulan.png
E por último, temos os filmes mais novos entre Clássicos e Atuais. Esta é a história dos filmes Frozen e Mulan, Frozen é de 2013 enquanto Mulan é de 1998. Frozen conta a história das irmãs Anna e Elsa. Elsa possui um poder de gelo, enquanto Anna é normal. As duas eram amigas quando crianças, mas com o passar do tempo, Elsa teve que se manter longe de todos para que não descobrissem seu poder. Anna é a personagem desengonçada e engraçadinha, assim como Rapunzel de Enrolados. Anna ia se casar com Hans, mas acaba se apaixonando por Kristoff (que não é príncipe), assim como o Flynn (sim, vocês percebem que estou comparando Frozen com Enrolados, mas não podem negar que Frozen é o Enrolados 2, sem nada mais a oferecer...). Bom, mas o que interessa mesmo é a Elsa, afinal ela é única. Seus pais escondem seu poder, e assim fazem com que a menina se reprima (não se reprima, não se reprima kkk parei), então chega a parte em que ela pode desfrutar dos seus poderes e fica doidona, hum... tédio... Bom, as musicas desse filme são fofas, MAS NÃO TEM SIGNIFICADO ALGUM! Sério gente, são forçadas, sem sentido, não deveriam estar ali, seilá, não foram felizes (e olha que eu assisti o filme em inglês, a musica era original, e ainda assim eram sem-graça, sem-sal, sem-açúcar, sem-caramelo, sem nada!). Já em Mulan, temos como o próprio nome diz, a personagem Mulan, que é uma moça que se torna soldado no lugar de seu pai, já que este está velho e doente de mais para ajudar. Mulan corta os lindos *o* cabelos e se veste de homem para entrar no exercito. A história inteira é de superação e força. Uma moça se passando por homem para ajudar seu país e proteger sua família. Cara, é d+!!!  É claro que, como todo filme da Disney, tem que ter um casal, o casal é bem estranho, afinal é entre um homem, o Shang e a Mulan, uma mulher que se veste de homem kkkkk (é muito engraçado ela falando com ele, tão gay kkkkkk). Mas a história é sensacional, os soldados acabam descobrindo que Mulan é uma mulher, ela é expulsa (pois sua vida é polpada) e ainda assim ganha o respeito de todos, inclusive do próprio imperador, após salvar a china. Super linda a história (até minha mãe se emociona assistindo kkk). A mensagem é bem clara: Igualdade para todos! Afinal, a Mulan é muito mais macho que muito homem por ai não é? kkkk

Bom gente, essa foi minha pequena (pequena droga nenhuma kkkk) comparação. Quero que saibam que não tenho nada contra os filmes Enrolados, Valente ou Frozen (se bem que não gostei de Frozen, ficou igual ao Enrolados), somente fiz o post pois a minha realidade, a minha infância foi diferente, e creio que a Disney mudou seu modo mágico de fazer as animações. Elas agora apresentam personagens femininas em busca de liberdade ou coisas fúteis. Filmes que dificilmente agradariam meninos (bom, eu se fosse um menino não iria querer ver filmes assim), já os filmes que eu assistia eram mais maduros (para não dizer até fortes) mas a gente aprendia muitas coisas com eles. É claro que existem as princesas clássicas, cujas histórias são fúteis e inúteis. Mas não são todos assim, peguei os melhor que achei, mas existem muitos outros. Acredito que a Disney voltou a fazer filmes com um "Final Feliz" totalmente retardado, assim como os das Princesas da Disney. Poxa, isso me deixa revoltada, cadê a mensagem bonita?? Cadê a igualdade entre as pessoas? Cadê a honra, a coragem, cadê o significado maior?? Mesmo que os filmes atuais sejam bonitinhos, e até eu mesma goste, não são tão bons quanto os antigos. Não posso mudar o mundo, mas posso aconselhar o pessoal... Se você ainda não assistiu esses três filmes clássicos que eu apresentei, por favor, assista! E se você tem filhos, irmãos ou primos pequenos, não deixe de mostrar a realidade a eles. Disney é cultura gente! Bob esponja não é! Hora de Aventura não é! Apenas um show não é! Só vai torna-los crianças retardadas!

Mas e aí povo? O que vocês acham? Concordam comigo? Discordam? Sua infância foi feliz?
 kkk a minha foi maravilhosa kkkk Comentem aqui a opinião de vocês ^---^
Beijinhos da Dora ^----^