20/11/2013

Críticas Sem Noção: Fanfics

Olá espíritos, deuses, semideuses, monstros, magos e quem mais estiver ai com a gente.
Quem nunca ouviu falar de fanfics!? "EU!" provavelmente será o que a maioria vai responder. Então, antes da crítica, vamos fazer uma introdução básica.

Primeiro de tudo, uma fanfic é uma história de ficção escrita por fãs, está também pode ser chamada de Fic pra resumir. Trata-se de histórias escritas por terceiros, não fazendo parte do enredo oficial dos animes, séries, mangás, livros, filmes ou história em quadrinhos a que faz referência, ou uma história inventada por eles. Isso é uma fanfic.
Shaka querido!! ^.^ Como é que vc tá?

Agora vamos ao que interessa, isso se eu conseguir fazer uma piada que preste, enfim...
De inicio, as fics eram bichos de sete cabeças para mim, sinto (vocês não tem ideia do quanto T.T) em dizer que a primeira fanfic que li na minha vida, foi uma fic de Crepúsculo, tudo culpa da escola.
Com o passar do tempo (2 anos, para ser mais exata XD) me vi encarando fics novamente, desde então passei a ter uma convivência, de certa forma, agradável com elas.

Mas, Lígia, isso não é uma crítica!? Sim. Já vou chegar.

Como podem ver, eu gosto de fics, sou até mesmo uma escritora de fics; e como uma escritora de fics em desenvolvimento, devo criticá-las, crucifica-las se necessário.

Me pergunto o porque de vc continuar a gostar desse cara!?

Geralmente uma coisa que você vai encontrar nesse universo, é fics sem noção e sem sentido, mesmo que você tenha um profundo conhecimento do tema tratado, você não entende birosca alguma. Você começa a ler, mas chegou na terceira linha, você já não sabe de mais nada. Eu acredito que os autores (cof-cof-autoras-cof-cof) pesam que a gente tem uma bola de cristal ou é parente do Prof° Xavier, porque você tem que ter poderes sobrenaturais pra entender, ou tem que ter muita paciência.
Eu acredito que sou uma tola, porque quando eu to lendo uma fic que te faz chorar de tão ruim que é, eu leio até o final na esperança de que melhore, mas nunca melhora. '¬¬

ALELUIA!!!!!
Outra que coisa que mata em fic, é a demora dos autores em postar um novo cap. Você fica se correndo, já teve autor que eu pensei ter morrido tamanha a demora, nesse meio tempo eu já tinha ruído as unhas. Eu não posso criticar muito não, já cometi minhas faltas também, mas fic boa devia ser proibida de atraso. Você fica tão Zé da cabeça que quando se olha no espelho, você pensa: "Nossa!! Agora posso participar das filmagens de The Walking Dead!! Da Hora!!"
Então darei um conselho: Não leia fics boas em andamento, você pode terminar trabalhando em The Walking Dead (desde de quando eu faço propaganda!?).

Ah, Vá!! Vc não pediu ela em casamento logo ontem?

As Leis (tem Leis por incrível que pareça) por detrás da fics também são capazes de deixar você doente, correndo até mesmo o risco de ir ao tribunal e ser preso. É nessas horas que você se apavora e grita: "MAMÃE!!". Escrever fic é um bagulho tenso, porque é nessa hora que as leis se aplicam, você tem que classificar a fic nos mínimos detalhes e seguir esses termos que você mesmo escolheu, se não é tribunal.
Quando eu tava escrevendo a minha primeira fic, eu mudava esses termos todos os dias, tentando adaptar os termos a história, ou a história aos termos. Quando eu, finalmente, acabei a fic, eu fiquei tão aliviada e feliz, que eu deixei meus irmãos brincarem com meu Notebook, o que é uma tremenda raridade (sou tão ciumenta com essa coisa).

Essa é a imagem mais mentirosa e cruel que conheço. T.T Maldade para com os IchiHime.

As categorias e faixas etárias deixam qualquer um louco. Primeiro pelos nomes, exemplo: Doujinshi, Mary Sue, Crossover, OC, PWP, Fanon, e por ai vai. Depois, ainda tem o que cada um representa, se é leve ou pesado (como se isso fizesse diferença), para que assim possa ser encaixado na faixa etária adequada. Tem aqueles que nem seguem essa regra, eles são automaticamente classificados, ou melhor, eles apitam em um vermelho brilhante para ser classificados, exemplo: Hentai e Yaoi (Lígia, o que é isso? Não me obriguem a responder! São coisas inadequadas para menores de livre-18anos, ou pessoas de mente fraca, não me peçam mais do que isso! Não sou responsável por eventuais traumas!).

Opa!! Essa fic é minha!

Este provavelmente foi o pior Crítica Sem Noção que fiz ma história do blog e ainda tenho a impressão de que estou esquecendo alguma coisa.... XD
Ninguém é perfeito.

Tentativa de comédia: OK
As imagens acima são capas de fic que eu gostei, tanto da fic, quanto do trabalho artístico nas capas.

Aqui tem os meus sites de fic favoritos: Nyah!Fanfiction e AnimeSpirit.
Aqui tem o meu perfil de autora de fic: ~15_05_09_97

Créditos de texto: Eu
Créditos de imagens: Sites de fic acima.

Bjs.